Troca de óleo

Por que trocar o óleo dentro dos intervalos adequados?

Á medida que o carro é utilizado, a quantidade de impurezas e contaminantes que constam no óleo vão aumentando. Como a combustão ocorre continuamente no motor, os resíduos formados por esta combustão também são formados de modo contínuo. Estes por sua vez, acabam sendo absorvidos pelo óleo, tornando a tarefa de proteger e lubrificar o motor cada vez mais difícil.

Este intervalo adequado para a troca de óleo não possui um valor específico, pois depende dos seguintes fatores:

  • Hábitos de dirigir:

O motor do carro sofre um desgaste prematuro no trânsito urbano, pois este desgaste é maior em uma situação em que ocorrem arranques e acelerações excessivas freqüentes, causando uma maior oxidação no óleo e reduzindo sua vida útil. Em engarrafamentos o óleo oxida ainda mais, pois a temperatura do motor aumenta (devido à não-movimentação do carro) e o óleo acaba diluindo-se mais quando o carro funciona em “ponto-morto”.

  • Precisão no processo de admissão de combustível:

Para que a queima de combustível ocorra de forma limpa e plena, é necessário que este seja pulverizado na câmara de combustão do motor. Caso os injetores ou carburadores contenham impurezas, haverá queima incompleta do combustível, e, por conseqüência, contaminação do óleo.

  • Condição mecânica do motor:

Motores mal-conservados possuem peças desgastadas. Estas peças desgastadas liberam várias substâncias abrasivas, provocando uma maior contaminação no óleo e possíveis vazamentos.

  • Qualidade e situação dos filtros de óleo:

O filtro retém as partículas abrasivas não retidas pelo filtro de ar, assim como as partículas metálicas resultantes do desgaste natural do motor e as resultantes da combustão. Não utilizar um filtro de óleo de qualidade nem trocar o mesmo periodicamente causa oxidação e desgaste prematuro no óleo e motor respectivamente.

Conclusão:

Para conservar o seu motor, é altamente recomendado que se troque o filtro de óleo sempre que se trocar o óleo do carro. Ainda mais que seja um filtro de alta qualidade, não será possível manter a capacidade de filtrar o óleo diluído por combustível, água ou quaisquer outras fontes de contaminação liquida, estes são fatores que contribuem para a degradação do óleo. Portanto, os óleos e os filtros de óleo devem ser trocados periodicamente em intervalos recomendados pelo manual do seu veículo.

Nossas unidades

R. Senegália, 181
Colombo – PR
83413-250

(41) 2106-7700

Rod. Washington Luiz, 20270
Duque de Caxias – RJ
25251-745

(21) 2103-4400

R. Frederico Augusto Ritter, 4901
Cachoeirinha – RS
94931-001

(51) 3393-0263