Dúvidas Frequentes

Como devo escolher o lubrificante para meu carro?

Para saber qual é o lubrificante correto para seu veículo, consulte o “Manual do Proprietário” na parte de manutenção quanto à viscosidade (SAE) e ao desempenho (API) ou então verifique nas tabelas de recomendação disponíveis nos postos de serviço.

O óleo mais escuro é também mais grosso?

Este é um conceito equivocado. O óleo mais claro pode ser mais viscoso (grosso) do que um óleo escuro e vice-versa.

Por que o óleo de motor fica escuro com o uso?

Para realizar a função de manter o motor limpo, o óleo deve manter em suspensão as impurezas que não ficam retidas no filtro de óleo, para que elas não se depositem no motor. Desta forma, o óleo fica escuro e o motor fica limpo.

É verdade que o motor deve estar quente na hora de troca de óleo?

Sim, porque quando o óleo está quente, ele fica mais fino e tem mais facilidade de escorrer.

Quanto tempo devo esperar para medir o nível de óleo?

É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume de óleo.

Qual a diferença entre "serviço severo" e "serviço leve" que são termos usados pelos fabricantes de veículos quando falam em intervalos de troca de óleo?

Serviço severo é típico para os carros que andam nos centros urbanos, com o anda e pára do tráfego e por pequenas distâncias, de até 6 km, ou em estradas poeirentas. Serviço leve é aquele em que os carros trafegam por percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias pavimentadas, como no caso de viagens.

Um carro antigo pode utilizar um óleo lubrificante de última geração?

Os óleos com classificação de desempenho superior ao recomendado pelo fabricante do veículo podem ser utilizados normalmente. Porém, o inverso não é recomendado. Além disso, na primeira troca de óleo, recomenda-se que seja com um período de utilização menor, uma vez que os óleos com maior nível de desempenho têm um maior poder de limpeza, o que tende a obstruir o filtro num menor intervalo.

O óleo pode fundir o motor?

Um motor pode fundir por falta de lubrificação. Se o óleo não chegar aos pontos de lubrificação, seja por obstrução ou nível insuficiente no cárter, não se poderá atribuir ao óleo eventuais falhas mecânicas.

Qual a diferença entre um óleo API GL-4 e GL-5? Há problema em se utilizar GL-5 no lugar de GL-4?

A diferença está no nível de aditivação. O óleo API GL-5 geralmente tem o dobro da taxa de aditivação de um óleo API GL-4. Com isso, a utilização de um óleo API GL-5 no lugar de um GL-4, pode interferir negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas, por exemplo, uma vez que pode gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca das marchas, diminuindo sua vida útil.

A cor da graxa influi na qualidade?

Não. A cor da graxa não influi nem na qualidade e, principalmente, não influi no desempenho da graxa. Está diretamente ligada ao tipo de sabão e à cor do óleo básico utilizado na fabricação.

O óleo Uni tem a mesma qualidade dos lubrificantes de Cia?

Sim. Os produtos Uni têm a mesma qualidade que os produtos das Cia. Hoje, no mundo todo, existem quatro grandes fabricantes de aditivos, que atuam inclusive no Brasil. Portanto, todos os aditivos utilizados pela Uni têm a mesma procedência dos aditivos utilizados pelas Cias. Quanto aos óleos básicos, a Petrobras é o único fornecedor nacional.

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